Nesta sexta-feira (20) iniciou a programação cultural Preamar da Cultura Popular, na estação Cultural de Icoaraci, distrito de Belém. E evento é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O grupo Parafolclórico Asa Branca abriu a programação cultura gratuita, seguido do Cordão de Pássaro Pipira da Água Boa, de Outeiro, e exibição de curtas, como Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores, além de clipes de artistas regionais.

“Aqui, em Icoaraci, a gente costuma dizer que há uma reunião de manifestações por metro quadrado da nossa Região Metropolitana de Belém. Em cada pedacinho da nossa vila de Icoaraci a gente tem um grupo, um coletivo, que mantêm vivos os saberes, as tradições, os fazeres da nossa cultura popular, seja por meio das danças, das nossas imensas expressões que dizem respeito a nossa religiosidade, nossas comunidades tradicionais. Esse é um espaço que a comunidade de Icoaraci abraçou; é um espaço que, por conta de uma escuta que realizamos com a comunidade, é multiuso para nossa economia criativa e para todo esse pulso das expressões e manifestações da nossa cultura tão extraordinária, diversa e rica”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

A programação ocorreu neste sábado (21), com a Exposição 45 anos de Asa Branca, Aulão de ritmos paraenses, oficinas de percussão, de práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses, de arranjos e adereços, e rodado de saias, além de palestras e concurso Miss do Folclore.

O Preamar acontece também neste domingo (22) e se encerra na quinta-feira (26), Dia do Carimbó, com uma ação especial no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, com Feira Criativa do Carimbó, das 15 às 19 h, que oferecerá produtos de artesanato, moda e instrumentos musicais.

neste sábado (21) e domingo (22), tanto na Estação de Icoaraci quanto no Salão Paroquial Igreja Matriz de Icoaraci. O encerramento do Preamar da Cultura Popular será no dia 26 de agosto, Dia do Carimbó, com uma ação especial no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, com Feira Criativa do Carimbó, das 15 às 19 h, que oferecerá produtos de artesanato, moda e instrumentos musicais.

A homenagem ao ritmo tipicamente paraense inclui a roda de conversa “Saberes e fazeres do carimbó”, com os mestres Luiz Gonzaga (de Ananindeua) e Catarino (do bairro da Sacramenta), e as mestras Neire (bairro da Pedreira) e Nazaré do Ó (de Icoaraci), e uma roda de carimbó com apresentação do Grupo Sancari e mestres convidados. A entrada é gratuita.

Programação

Dia: 22/08 (domingo)


09 h – Exposição 45 anos de Asa Branca

Exibição de curtas: Chama Verequete, Sampleados, Pássaros Andarilhos e Bois Voadores

Exibição de clipes de artistas regionais

Local: Estação Cultural de Icoaraci

15 as 16 h – Oficina de percussão

16 as 17 h – Oficina Práticas coreográficas em danças folclóricas paraenses e Oficina de arranjos e adereços

17 as 18 h – Oficina Rodado de saias

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz

18 h – Culto ecumênico

18h15 – Salve aos Mestres e Mestras com o Pássaro Tem-Tem, de Outeiro

18h20 – Ajuntamento de Mestres (as) - Roda de Conversa

19h15 – Homenagem aos Mestres (as) - entrega dos Pratos de Cerâmica

19h30 – Apresentações culturais: Grupo Parafolclórico Asa Branca, Grupo Vaiangá, Balé Folclórico da Amazônia e Cia. da Amazônia

Local: Estação Cultural de Icoaraci

Preamar da Cultura Popular – Dia do Carimbó (Mestre Verequete)

Local: Teatro Estação GasômetroData: 26/08/21 | Entrada franca

15 as 19 h - Feira Criativa Carimbó

16 h - Roda de conversa - Saberes e fazeres do carimbó

17 h - Roda de carimbó - Apresentação do Grupo de Carimbó Sancari e mestres convidados

Transmissão pelo canal da Secult Pará no YouTube.

Fonte: G1 Pará

Post a Comment

header ads
header ads
header ads